Monday, May 28, 2007

Bernoulli!? Quem??

O ano de caloiro é sempre difícil! Para mim foi incrivel! Teve tanto de bom como de mau, talvez mais de bom, senão decerto que ja não estaria em Faro e os documentos da transferência não teriam ido para o cesto dos papéis! Não me consegui adaptar aos métodos de ensino universitário, se calhar também não quis! È que não é nada facil conciliar saìdas à noite até ás tantas, dia após dia, com as aulas matinais. Física Geral I era uma dessas. Confesso que não era muito assíduo às aulas dessa cadeira, bem ...nem dessa nem de nenhuma, é que no primeiro ano a maioria das aulas são de manha!
E mesmo quando me esforçava acontecia disto. A frequência de Fisica Geral I aproximava-se a passos bem largos. Eu e o meu amigo tentamos estudar, mas sem muito afinco. Chegamos à vespera do teste. Após uma tarde de "descompressão" a jogar snooker no Chasfa (afinal havia que criar o ambiente para irmos estudar), estavamos prontos para "começar" o estudo. E em cima da mesa havia o habitual, caneta, calculadora ( para as cábulas, essencialmente), caderno, comando de televisão e a pedido desse meu amigo, afinal estavamos em casa dele, uma garrafa de martini! Obviamente o estudo não correu conforme aquilo que eu tinha previsto, mas na manhã seguinte ele estava cheio de moral.
O teste não corria bem (nem podia), e eis que surge a questão: "Diga o que sabe acerca da lei de Bernoulli. " Eu claro que não sabia nada, mas mantive uma qualidade que penso que ainda possuo, sinceridade.
Respondi deste modo: " Bernoulli é um fisico cujo nome desconheço, logo é para mim impossivel escrever algo de concreto acerca da sua lei, mas julgo que tenha a ver com forças ou algo do género que agora não me ocorre."
Tive 2 nesse teste, (terá sido pela creatividade?), o meu amigo teve 1.
O primeiro ano é dificil. É, mas parte de cada um fazer com que fique mais fácil e eu acho que não fiz bem tudo o que devia. Demorei algum tempo a perceber isso, mas mais vale tarde que nunca.
É por isso que hoje quando me lembro deste episódio não consigo deixar de esboçar um sorriso!

1 comment:

Nelsio said...

Essas calculadoras são uma porcaria!! Ou bem que lhe falta um capitulo importante, ou bem que tem tudo e não se pode ter acesso a elas. So pra mostrar a minha compreensão...também chumbei! tive 8,5...raios do bernoulli, ou coisa do género!