Saturday, June 2, 2007

Obrigado!

O Vasco morreu! Quando o Jorge me telefonou ontem pelo meio dia a dar a triste notícia gelei, não queria acreditar. Mas à medida que as mensagens se iam sucedendo todas contendo essa tragica noticia, foi-se apoderando de mim a ideia que se calhar ele ja nos tinha deixado. O dia tornou-se longo, insuportavel e só me apetecia ir embora. Perdi uma das minhas referências.
Invejava a vida que ele tinha (como é feia a inveja!), ele tinha a vida que eu sonhava um dia ter!
Foi meu amigo mesmo antes de ser professor. A primeira vez que foi apresentado foi num jantar de curso duas semanas depois de ter aterrado em Faro. Nessa altura era ainda só mais um professor. A segunda vez que o vi foi onde nos encontramos mais vezes, num campo de futebol. Eu cheio de medo de o ver, afinal ainda não tinha ido a nenhuma aula, nem eu nem o Claudio... Ele virou-se para nós e disse " Hoje estamos cá para jogar á bola." Marcou -me imenso, não só nesse momentos mas em todos em que tive o privilégio de privar com ele.
Tinhamos em comum para além da bola, o interesse pela música, (ainda cá tenho 2 cds teus dos smiths) e pelos copos.
Não foi o melhor professor que tive na universidade, não vou ser hipócrita, mas foi o único a que pude chamar de amigo. Porque para ele não havia só a a sala de aula havia todo um mundo lá fora em que ele sabia ser tão ou mais importante como a sala em que me ensinou quimica orgânica. E aí sim ele foi o melhor!
Para mim era um exemplo a seguir e é por isso que digo que para mim o Vasco não morreu. Nem para mim nem para todos os que tiveram a sorte de o conhecer para lá do professor que ele foi.
Conhecê-lo foi uma das coisas boas que a universidade me deu, porque há coisas que não se aprendem na sala de aula.
Obrigado Vasco, um dia ainda vou poder ser como tú!!!

6 comments:

Inês Severino said...

Agora apanhaste-me de surpresa...é com tristeza que leio esta noticia...:(

Nelsio said...

Acho que ganhei coragem para comentar este post. Como é óbvio vou ser o mais sincero possível, e começo por reafirmar o que disseste, o Vasco não foi o melhor professor que tive. Disso não tenho qualquer dúvida, mas um professor não se centra apenas numa matéria que nos possa ensinar, mas em todo o que tem para nos transmitir ao longo da vida. Embora nunca tenha tido o contacto que tiveste com o Vasco, mas mais o contacto com o Professor Vasco, tenho a dizer que sempre aprendi muito com ele. Ter chumbado várias vezes nas únicas três cadeiras que ele me deu, acabou por ser bom. Tive a oportunidade de contactar com ele 5 anos e aprender cada vez mais a nivel geral, ao mesmo tempo que detestava cada vez mais a orgânica. Ele sempre teve lá, nos jantares, nos cafés, nas brincadeiras...e sempre estará! A sua memoria e a sua maneira de estar acompanhar-me-ão sempre, a mim a todos os que o conheceram. Sempre hei-de lembrar a sua frase aquando da minha última cadeira feita: "então era assim tão dificil ou não gostavas de mim???.." É obvio que era dificil...detesto orgânica...mas sempre o admirei...e isso, bem isso ele percebeu!! Até sempre Vasco, vamo-nos vendo por ai, eu sei que estarás sempre entre nós!

Ninja Hatory aka Valdemas said...
This comment has been removed by the author.
Ninja Hatory aka Valdemas said...
This comment has been removed by the author.
Ninja Hatory aka Valdemas said...

Pois, o que posso eu dizer???

Vasco era para além de eu o achar um bom professor, e para mim, não se trata de ser o melhor ou não, era bom professor e isso é inegável.

Lembro de muitas jogatanas entre nós, em que Eu, Carlos, Claudio, David, Maravilha, Marcio, e claro está o Prof que era mais do isso de seus alunos, o grande amigo Vasco.

Eu como o brinca na areia, as vezes até levava uns puxões de orelha por fintar todo o mundo. Mas aquele Homem, tinha o dom da boa disposição, acho que ser impossível esquecer aquela cara de alegria que ele fez quando me perguntou se já tinha percebido o RMN. Eu disse que sim, e ele sorriu e me disse que :" assim é que é", afinal não era mesmo difícil, a dificuldade estava na minha cabecinha.

Mas há umas frases do Vasco que me marcarão para sempre, depois de o conhecer no meu primeiro ano, estive 2 anos sem aparecer, quando voltei ele me perguntou:"então desta vez é pra ficar???", eu lá respondi que não sabia. Mas tive que fazer outra paragem. Quando voltei a ir as aulas, Vasco com o seu sorriso sincero e amigo, me perguntou: "é desta que fazes a minha cadeira???", eu disse que concerteza que fazia, e fiz. Na terceira vez que voltei após uma paragem, Vasco me perguntou:"é desta que acabas o curso????", eu respondi, "vou tentar". Infelizmente, tenho tentado e muito, mas o que me deixa triste, é que aquele professor tão interessado no bem estar dos alunos e que ficava feliz quando os alunos faziam as suas cadeiras e acabavam o curso, e sobretudo aquele grande amigo, não me vai ver acabar o curso. Mas concerteza que será mais um motivo para me fazer lutar, tal como ele terá lutado pela vida.

Um até sempre Prof. a verdade é que vamos nos encontrar, e sabemos como disse o Nelson, estarás sempre por perto.

Cumps

Valdemar

Sofia said...

Quando penso que o prof. Vasco já cá não está, sinto um aperto. Custa-me pensar nisso...

Nunca conheci um professor assim, sempre bem disposto e amigo dos alunos.

Às vezes parece que não aconteceu, ainda não acredito....

Sempre que penso nele, lembro-me da sua aledria e do seu humor sempre em cima. Dos jantares de curso e das parvoíces que se diziam....é assim que o quero guardar na minha memória: um professor inesquecível, uma pessoa espetacular e sempre bem humorado.

Até sempre prof. Vasco!!